A importância da pesquisa para os planos de saúde

Conforme começamos a conversar na semana passada, nesse início de ano acontece o período onde são realizadas as pesquisas de satisfação dos usuários de planos de saúde. Lá no texto comentamos um pouco sobre como ela deve ser realizada e sobre a importância de contratar uma empresa especializada em marketing para criar e aplicar sua pesquisa – mas qual é a importância real dela? E qual é o prazo para sua execução?

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a pesquisa tem o objetivo de acompanhar a qualidade do setor dos planos de saúde, podendo avaliar mais de perto o grau de satisfação dos beneficiários de todo o país.

Essa pesquisa é interessante para os planos para que eles possam sentir quais são seus pontos fortes, suas deficiências e, ainda, descobrir quais são as novas oportunidades de crescimento, de acordo com o que se percebe do mercado. Em nosso conteúdo sobre marketing já conversamos bastante sobre a necessidade de entender o seu público alvo, o que eles esperam de sua empresa e como anda a avaliação, por parte dele, da qualidade do produto ou do serviço prestado. Com os planos de saúde funciona da mesma maneira, é muito importante saber como anda a opinião e a satisfação dos beneficiários. Nessa pesquisa eles respondem também, por exemplo, se pretendem continuar com o plano no futuro e se indicariam para conhecidos. Ter noção disso é essencial.

Também já comentamos muito por aqui da importância das pesquisas de mercado serem elaboradas e aplicadas por empresas especializadas. A coleta e a compilação desses dados devem ser feitas da forma correta para que os resultados sejam fiéis à realidade, e por isso esse trabalho deve ser feito com responsabilidade por quem entende do assunto. Após a empresa de pesquisa, quem deve entrar na jogada é uma boa empresa de auditoria.

O prazo para a execução dessa pesquisa em 2018 é o dia 30 de abril. Fique esperto para não perdê-lo!