Como Diminuir O Ping Em Windows 7/8/10

como diminuir o ping windows

Jogar online, seja sozinho contra estranhos ou com amigos, é certamente a melhor e mais divertida parte dos jogos de hoje. Mas, infelizmente, essa experiência divertida pode ser arruinada devido a problemas com a qualidade da conexão à Internet.

O ping nada mais é do que uma medida para saber quanto tempo leva para um pacote de dados ser enviado para um servidor, recebido nesse servidor e novamente baixado para o computador.

Portanto, é uma distância medida no tempo. Por exemplo, um ping de 40 milissegundos significa que cada comando que é enviado para o servidor do jogo online (andar, atirar, saltar) leva 40 milissegundos para ser executado e exibido na tela do seu computador.

Obviamente, ter uma latência abaixo de 100 milissegundos é ideal, com os jogadores com média entre 200 e 300 milissegundos, dependendo do tipo de jogo. Latências superiores a 500 milissegundos, especialmente em jogos de tiro online (FPS), tornam o jogo impossível de executar.

Muitas pessoas assumem que uma conexão de internet rápida e responsiva depende apenas de uma boa velocidade de download e upload, mas há mais do que isso. Há também o ping, que é essencialmente um tempo de reação. Se você tiver um ping de 98 ms (milissegundos), esse é o tempo que o seu computador levou para responder a uma solicitação de outro computador.

Como medir ping

Você pode testar a latência de sua conexão de internet usando Speedtest.net ou Nperf personalizado para o nosso site, o teste de velocidade online mais popular.

Qualquer valor abaixo de um ping de 20 milissegundos é considerado ótimo, enquanto um valor acima de 150 milissegundos pode resultar em um atraso perceptível, dependendo do jogo.

como medir ping

Você até pode ter os jogos de PC mais rápidos, mas com um ping lento suas ações levarão muito mais tempo para executar do que seus pares online, o que lhe dará uma desvantagem na arena online.

Causas de alto valor de ping

Existem várias causas que podem afetar o ping durante os jogos multiplayer online, todas elas relacionadas à sua conexão com a internet, destacando-se como principais:

  • Compartilhar a conexão de Internet com outros computadores, sendo o exemplo principal uma casa onde uma pessoa quer se conectar a um jogo online e outro membro da família quer baixar arquivos.
  • Outros programas no seu próprio computador utilizam a Internet, que não desactivam quando você joga, como o Google Drive ou o Dropbox. Gerentes de download, programas de torrent como uTorrent e BitTorrent, também danificam o ping.
  • Fraca qualidade de banda larga na Internet.
  • Sinal Wi-Fi baixo.
  • Vírus, spyware ou malware que estão usando sua conexão com a Internet.
  • Quando o servidor do jogo está localizado muito longe de sua casa. Por exemplo, se você quiser jogar um jogo na Espanha e o servidor estiver na Austrália, o jogo será executado muito lentamente.
  • Erro na configuração do Windows.
  • Alguém pode estar a piratear a sua ligação à Internet ou a roubar o seu Wi-Fi.

Como baixar o ping

Para melhorar a latência nos jogos, ou seja, para diminuir o atraso nos jogos online, primeiro você deve tentar eliminar todas as causas de elevação do ping mencionadas anteriormente.

Existem vários fatores que podem interferir com a velocidade da transmissão de dados. E, infelizmente, como se trata de um problema de infraestrutura, geralmente não há muito que você possa fazer para resolver o problema de vez, além de tomar medidas para minimizar o inconveniente.

Instalar software de otimização

Baixe um programa para limpar, acelerar, desfragmentar e corrigir erros. O sistema pode ter pequenos problemas que podem ser facilmente resolvidos com uma boa limpeza com Ccleaner ou outro programa de otimização. Outra opção é colocar uma formatação de 0 e deixar o sistema completamente limpo para descartar erros.

De Wi-Fi para Ethernet

Uma boa opção é escolher conexões com fio para tarefas que exigem alta velocidade de transmissão de dados e confiabilidade. Apesar da conveniência que uma rede Wi-Fi oferece, ela também tem suas instabilidades e pode sofrer interferência de outros dispositivos nas proximidades. É por isso que você pode investir em cabos para seu console e PC que vão melhorar a velocidade da Internet.

Embora o Wi-Fi moderno seja consideravelmente mais rápido do que há apenas cinco anos, ainda há uma diferença notável entre as velocidades de conexão de um computador usando Wi-Fi e um computador conectado fisicamente via Ethernet.

Certifique-se de que o cabo que está a ligar do router ao seu PC é o mais curto possível, sem colocar demasiada pressão nas extremidades do cabo e que ele não  seja enrolado desnecessariamente.

Se for impossível passar um cabo entre os dois, então considere comprar um par de adaptadores PLC. As fichas PLC (Powerline) oferecem um ligeiro aumento da largura de banda em relação às fichas sem fios e são geralmente mais convenientes do que quando se utiliza um cabo em toda a casa. Mas também vai depender da condição de suas linhas de energia.

Verificar o estado dos cabos

Verifique também o cabo e as extremidades de e para o router. A extremidade do cabo na lateral do router pode ter ficado solta ou ter sido danificada ao longo do tempo.

Potência do sinal

Se precisar de ficar ligado sem fios, verifique a sua posição no router e a potência do sinal Wi-Fi. Há uma série de aplicativos disponíveis para dispositivos Android e iOS que o ajudarão a determinar o melhor local em sua casa para a intensidade do sinal Wi-Fi.

Assim que tiver a localização ideal, mova o seu PC para lá e veja se existe alguma diferença.

Comprar outro router

Um router mais moderno, de especificação mais elevada poderia potencialmente reduzir seu ping oferecendo melhores serviços, tecnologia e hardware do que um router padrão fornecido pelo seu provedor de internet.

Elevado consumo de largura de banda

Se a sua conexão com a Internet for compartilhada e você tiver um ping alto quando jogar, reserve um momento para ver o que os outros dispositivos conectados estão fazendo. A pessoa do lado está assistindo algo no Netflix? Todos os dispositivos na sua rede doméstica são atualizados automaticamente com um Windows Service Pack ao mesmo tempo?

Todas essas instâncias podem afetar muito a largura de banda que você tem disponível, e irão essencialmente aumentar o ping do seu computador para um servidor.

Verifique também o seu próprio PC. Se você estiver jogando e tiver um ping alto, talvez precise fechar a conexão do Skype ou interromper o download que está fazendo em segundo plano.

Outra boa alternativa é evitar o uso de aplicativos que requerem altas velocidades de dados simultaneamente. A menos que sua conexão seja realmente boa, evite, por exemplo, usar programas de torrent ao tentar falar com alguém no Skype ou acessar um tutorial no YouTube enquanto estiver jogando online.

Conectar-se a um servidor local

Embora isso não seja possível para muitos jogos, se você tem a capacidade de se conectar a um servidor localizado, você geralmente terá um ping melhor do que conectar a um que está do outro lado do seu continente.

De preferência, escolha um servidor no mesmo país onde você está. Se isso não for possível, os servidores nos Estados Unidos ou na Europa Central são recomendados, pois geralmente têm a melhor conexão de banda.

Verificar o estado do servidor

Novamente, dependendo do jogo que você está jogando, verifique se a empresa não está realizando nenhuma manutenção específica no servidor ao qual você está se conectando. Se estiver em manutenção, tente outro servidor e veja se isso melhora o seu ping.

Uma conexão de jogos Ethernet

Há algumas placas de rede PCI dedicadas e conexões Ethernet específicas de motherboard que oferecem uma conexão de banda larga aprimorada, especialmente para jogos.

Enquanto muitos jogadores procuram essas portas Ethernet aprimoradas, outros as consideram um desperdício de dinheiro. Tudo o que podemos aconselhar é examiná-los com mais detalhe antes de gastar dinheiro em hardware extra.

Desativar o uso de VPN

Se você usar uma VPN ou outro software proxy anônimo para filtrar sua conexão, considere desativá-la antes de jogar o jogo. Embora isso o mantenha invisível enquanto estiver online, um proxy ou VPN é muitas vezes mais lento do que a sua velocidade de conexão real.

Entre em contato com seu provedor de Internet

Há provavelmente muito pouco que um ISP pode fazer para melhorar o seu ping enquanto joga um determinado jogo. No entanto, você pode chamá-los para fazer uma verificação de linha para se certificar de que sua conexão de internet está funcionando sem qualquer sinal de problemas.

Pode não resolver o problema de um ping alto, mas vale a pena tentar.

Muitas vezes, a empresa pode estar com algum tipo de problema na transmissão de dados e sua conexão pode chamar a atenção para o caso. Em outros, uma mudança na rota de transmissão de seus dados na rede também pode ser resolvida, e este é um processo que precisa ser feito pela empresa que presta serviços para você.

Atualize seu cliente de jogos

Na maioria das vezes você não será capaz de se conectar a um servidor sem ter o último cliente instalado. Mas há momentos em que um cliente desatualizado pode se conectar a um servidor.

Sempre verifique se você tem o cliente mais recente, pois qualquer patch geralmente melhora a conexão com o servidor do jogo.

Uma ligação à Internet mais rápida

Por vezes, uma ligação à Internet mais rápida irá certamente ajudá-lo a reduzir o ping para um servidor. Mas há sempre o problema de uma taxa de contenção elevada para os clientes de banda larga.

Uma taxa de contenção de 50:1, por exemplo, significa que cinquenta outros clientes partilham a mesma largura de banda. Não há realmente muito que você possa fazer sobre isso, infelizmente, mas se você está considerando mudar para outro provedor de banda larga, pode valer a pena olhar para a proporção da contenção que eles oferecem antes de se comprometer com um contrato.

Reiniciar o router

Reiniciar o modem e o roteador de internet de tempos em tempos também pode ser uma solução não só para reduzir o ping, mas também para resolver outros problemas da internet.

Para isso, basta desligar os aparelhos da electricidade e aguardar alguns segundos para os ligar novamente. Em alguns casos, isso pode até mesmo modificar o IP da sua conexão, o que também pode ser benéfico para a melhoria.

Outros factores

Além disso, vale a pena prestar atenção a factores que estão fora do alcance dos utilizadores e do próprio operador. Durante as horas de pico de uso, durante o horário comercial, por exemplo, há mais pessoas compartilhando a mesma rede e, portanto, tudo pode acabar sendo um pouco mais lento. Depois das 18 horas, e principalmente nas primeiras horas da manhã, a tendência é para que o congestionamento diminua e a qualidade da conexão melhore.

Reduza o atraso modificando o TCP do Windows

Depois de fazer todas as correções acima, baixe o Leatrix Latency Fix.

O programa é gratuito e roda no Windows 10, Windows 8.1, Windows 7, Vista e XP. Sendo compatível com todos os jogos, você verá uma melhora significativa em jogos de tiro como Call of Duty, Team Fortress, Diablo 3, Counter Strike e World of Warcraft, entre outros.

Este programa faz automaticamente duas mudanças no protocolo TCP no Windows, o TCPAckFrequency, que aumenta a velocidade de contato com o servidor e, portanto, você vai ver uma melhoria notável em todos os jogos que fazem conexão e precisam de uma resposta rápida.

Você não precisa de nenhum tutorial para instalar este programa, apenas descompacte o arquivo e clique em Instalar. Depois de clicar no botão, reinicie o computador e pronto. Agora tudo o que resta é experimentar os jogos online. Mas também não podemos esperar milagres.

Usando um programa de modelagem de tráfego

Traffic Shaping foi uma técnica usada para controlar sua conexão e ordenar pacotes de internet para priorizar um tipo de conexão do outro.

No entanto, você pode investigar se o seu provedor de internet pratica a modelagem de tráfego, identificando o tipo de conexão e controle de velocidade. Em provedores de modelagem de tráfego, você acessa a internet muito rápido, mas baixar uma música se torna muito lento.

Se você quiser melhorar o ping de jogos online através de traffic shaping, é recomendado comprar um excelente roteador wireless, que já tem a configuração de coordenação de pacotes de dados para os jogos online mais famosos já instalados e configurados de fábrica.

Conclusão

Existem muitas causas de uma conexão lenta e, portanto, as causas de atraso nos jogos online e um ping alto são múltiplas.

Use este tutorial para reduzir a latência em jogos multiplayer e ter uma experiência melhor. Tome também para usar o software Leatrix Latency Fix, que corrige um erro de configuração de diferentes versões do Windows e pode melhorar e diminuir o ping de jogos online no Windows com um único clique. Embora sempre a melhor solução seja: cabo de rede e uma linha de fibra óptica com um bom router.

Espero que o tenha ajudado!

Deixe Um Comentário